terça-feira, 19 de julho de 2011

Pessoas Interessantes

Sabe aquele livro que te ensinou alguma coisa? Sabe aquele filme que te motivou? Lembra daquela música que te emocionou de alguma forma? É isso que eu procuro nas pessoas. Não, não é um livro, não é um filme e nem uma música, mas depois de muito tempo eu descobri que o que vale mesmo é estar do lado de pessoas interessantes, só assim é possível crescer.

Parece clichê, mas para que vou ficar do lado de gente fútil, que faz fofoca, é invejosa? Isso não me interessa. Claro, eu tenho meus defeitos e não vou dizer que não tenho minhas futilidades, que não fofoco e até tenho minhas invejas. Todos nós somos assim, somos seres humanos, temos o direito de errar e de, principalmente, sermos imperfeitos. Mas é por saber que isso não é bom que eu resolvi mudar. Chega de estar próximo daquele grupinho que fofoca sem parar, daquela pessoa que você confiava e não fez por merecer - e muitas vezes ainda nem sabe que você já descobriu e continua agindo como se nada tivesse acontecido, daquele pessoa que não amadureceu e tenta te irritar. Tudo tem limite.

Em toda a minha vida, sempre busquei estar em contato com pessoas que me acrescentassem alguma coisa boa, por menor que seja, não importa, pois os detalhes fazem a diferença. Amigos, parentes, família, alguém famoso. Tanto faz. O importante é aprender o que cada um pode nos ensinar de bom e passar adiante. Os nossos exemplos podem moldar as nossas atitudes, e estas moldam o nosso caráter.

Procuro pessoas com essência. Não é raro encontrarmos frases, livros e vídeos motivacionais, mas acredito que são as histórias das pessoas que realmente nos inspiram. Tenho a sorte de ter ao meu lado pessoas que realmente me dão vontade de viver. Acho que o maior aprendizado que tive em toda a minha vida foi a descoberta da garra e da força de vontade dos meus pais, que sempre fizeram saus escolhas pensando nos filhos, que nunca deixaram a peteca cair e que sempre batalharam por tudo na vida sem nunca puxar o tapete dos outros. Aprendi com meu irmão que é preciso dedicação e sacrifícios para o sucesso que certamente o espera lá na frente. A vida me deu a sorte de ter um amigo que realmente sabe o significado desta palavra e nunca me deixou na pior e sempre deu os conselhos certos, mesmo que eu não quisesse ouvir. Conheci a garota perfeita no único momento em que eu não a procurava e, desde então, descobri coisas maravilhosas que só ela poderia me proporcionar. Ainda conheci pessoas que, mesmo que por um motivo pequeno, se tornaram importantes, pois com elas também aprendi algo de bom: que me fizeram entender como faz bem pra alma se desculpar quando estou errado; que me ensinaram a rir até de mim mesmo; a falar as minhas opiniões e principalmente a ouvir as alheias; que me mostraram que nunca vamos saber o bastante e que a próxima geração vai sempre saber muito mais do que nós - mesmo que pensemos o contrário; que me ensinaram a parar e pensar positivo mesmo nos momentos em que a solução pareça impossível; que me ensinaram a respeitar os mais velhos e a compreender que ninguém é obrigado a saber tudo que eu sei, assim como desconheço milhares de coisas; que me ensinaram a permitir que as coisas aconteçam para descobrir no que vai dar; que me ensinaram a amar; que me fizeram ver de verdade o valor das coisas; e que me ensinaram que entre o céu e a terra existem muitas coisas nesse mundo sem fim.

Pessoas vêm e vão, e com pessoas interessantes ao nosso lado a vida será mais proveitosa. Enfim, estes são os melhores exemplos que posso ter e sei que aprenderei ainda mais todos os dias, sempre buscando pessoas que possam ser exemplos para realizar meus sonhos e me tornar alguém melhor, que assim como eles, valha a pena, pois se não valer, fizemos em vão.
Por Carlos Rodrigo Bouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário